25 março 2025

Escafismo


Escafismo, ou suplício dos botes, foi um dos métodos mais terríveis de execução praticado na Pérsia antiga. O método consistia em pôr uma pessoa deitada de costas para baixo e nua, em dois botes unidos um sobre o outro e fixados por pregos, com buracos feitos nas embarcações de forma que apenas cabeça, mãos e pés da vítima ficassem do lado de fora das embarcações.

Em seguida, diariamente era colocada uma mistura de leite e mel dentro da boca da pessoa presa até o ponto em que ela começasse a ter náuseas, sujando seu rosto, pés e braços com a mesma mistura. O condenado era então deixado flutuando em águas paradas ou exposto ao sol. Devido a isso o doce atraia moscas, vespas e abelhas, e estas ficavam sobre seu rosto e demais partes que estavam para fora dos botes, e a pessoa era miseravelmente atormentada. A ingestão de mel e leite era repetida diariamente para prolongar a tortura e evitar a morte por desidratação ou fome. Com o passar dos dias a pessoa desenvolvia inchaço na barriga e uma forte diarreia causada pela ingestão de apenas leite e mel, e começava a expelir excrementos líquidos, que apodreciam e juntava-se a vermes, formigas e moscas. De modo que a vítima presa, tinha sua carne apodrecendo em seus próprios excrementos e era devorada por vermes, em uma morte horrível e prolongada.

A morte por escafismo era dolorosa, humilhante e demorada. O filosofo grego Plutarco descreveu uma ocorrência dessa pena de morte bizarra em sua biografia de Artaxerxes II que Mitríades, sentenciado à morte por escafismo pelo assassinato de Ciro, o Jovem, sobreviveu 17 dias antes de finalmente sucumbir ao suplício.

Este metodo também se executava colocando o condenado dentro da barriga de um animal morto como cavalo ou outro de grande porte, e igualmente deixava-se de fora as cinco partes do corpo mencionadas acima. Assim, o torturado tinha que lhe dar com os horrores de uma dupla putrefação ou seja a do animal em questão e a sua própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe os nossos postes e ajude o monstrinho a crescer novamente.